Como detetar um Phishing Email? – Use estas 10 pistas

O Phishing Email é um dos grandes perigos do mundo cibernético atual. Deixamos aqui 10 soluções para não se deixar […]

Texto de
Array
Publicado
in 14.01.2020

O Phishing Email é um dos grandes perigos do mundo cibernético atual. Deixamos aqui 10 soluções para não se deixar enganar.

Os crimes de enganar pessoas online tem sido um problema constante para recém-utilizadores e tem crescido ao longo dos anos. Estes crimes cibernéticos (os ciberataques) são chamados de Phishing e são, por norma, recorrentes via email, daí o famoso termo Phishing Email.

O Phishing Email tem como grande base levar os utilizadores comuns a partilharem informações confidenciais, que poderão ir de partilhas de palavras-passe ao acesso a números de cartões de crédito.

O termo "Phishing" foi criado com base na semelhança esquemática entre estes ciberataques e a pesca ("fishing"). Basicamente, nas duas situações é criado um isco para atrair a vítima (utilizador/peixe), que é lançado na esperança que seja mordido.

Neste artigo damos 10 soluções para não se deixar enganar por um Phishing Email:

1- Não confie no nome de quem lhe enviou o email

2 - Lê, mas não cliques

Não abra emails de remetentes que não lhe são conhecidos, ponto. E mesmo se conhecer (imaginando que possa ser o supermercado onde faz compras todas as semanas), não quer dizer que seja um email verdadeiro. Olhe especialmente para o nome do endereço de email - aí vai confirmar se é realmente verdadeiro ou não.

Abrir o email não é um problema (aliás, aí é que vai perceber exatamente o ponto 1). Mas, por favor, não carregue em nenhum link nesse email sem ter a certeza de quem é o remetente. É o primeiro grande "isco" para um futuro Email Phishing.

3- Procura erros ortográficos

Os criminosos de Email Phishing são mais descuidados na forma como escrevem os seus textos. Se o texto apresentar erros ou esteja gramaticalmente pouco profissional, desconfie.

4- Considere a saudação

O início dos textos pode também ser um isco para perceber se o email é fidedigno ou não. Caso o email apareça com um simples "Dear [insert title here], vai parecer novamente pouco profissional, ou seja, é de risco!

5- O email solicita informações pessoais?

Recorde-se dos emails que recebe de outras empresas, raramente (ou nunca) lhe aconteceu pedirem informações pessoais ou confidenciais. Desconfie novamente de um Phishing Email se lhe pedem dados pessoais confidenciais!

6- Beware of urgency

Nestes exemplos de Phishing Email é sempre pedido urgência. E poderá ser pelas situações mais irrisórias. As mais clássicas falarão em falta de pagamento. As mais estranhas podem entrar em temas como o célebre "Nigerian Prince".

7- Verifique a assinatura do email

Outra forma de perceber se o email é ou não alvo de Phishing está na assinatura. A maioria dos emails legítimos estão assinados no final do corpo do texto.

8- Cuidado com os anexos

Os hackers de Phishing Email colocam constantemente anexos diferentes dos habituais que recebemos de empresas ou colegas do trabalho. O próprio nome do ficheiro costuma ter dezenas de caracteres para confundir ainda mais o utilizador.

9- Verifique o URL do website

Se entrou num email e lhe foi pedido que forneça informações confidenciais, verifique sempre se o URL do link onde foi parar, começa em https/ em vez de http/. A diferença é que o https/ é indicação de um site seguro. Por norma os hackers só usam websites inseguros. Esta é só mais uma razão para não avançar e não arriscar os seus dados.

10- Em caso de dúvida, entre em contacto connosco

A qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana, em qualquer momento do mês. A equipa de suporte da MD3 está pronta para ajudar os seus clientes em questões de Phishing Email mais complicadas e constantes. Contacte-nos para resolvermos os problemas de segurança da sua empresa!