Google BERT – o que é e como este algoritmo vai mudar a internet?

A Google BERT é uma das grandes novidades do motor de busca para 2020. Este ano já se deverá sentir […]

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Publicado
in 30.01.2020

A Google BERT é uma das grandes novidades do motor de busca para 2020. Este ano já se deverá sentir novos algortimos em certas pesquisas

Bidirectional Encoder Representations from Transformers ou, simplesmente, BERT é uma das novas ferramentas da Google. A multiempresa anunciou esta novidade no final do último ano e a base do seu funcionamento está sobretudo no algoritmo de pesquisa.

E o que vai fazer a Google BERT?

A Google BERT vai ajudar a entender as pesquisas que fazemos diariamente nos motores de busca com recurso a um algoritmo mais idêntico ao pensamento humano.

O principal objetivo está, entre outros, em reduzir o tempo de pesquisa dos utilizadores, apresentando conteúdos mais relevantes e excluindo aqueles que podem ser considerados "fake news".

Numa primeira instância apenas a língua inglesa estará em teste no algoritmo Google BERT. Posteriormente, o objetivo será alargar este tipo de pesquisas BERT para outras línguas, incluindo o português. Segundo Padu Nayak (Google Fellow and Vice President, Search), responsável pelo algoritmo, aplicando modelos BERT aos snippets de classificação e em destaque na Pesquisa, será mais fácil e mais rápido encontrar informações úteis. De facto, quando se trata de classificar os resultados, o BERT ajudará a pesquisa a entender melhor 1 em cada 10 pesquisas, nos EUA, na língua inglesa, depois será aplicado a mais idiomas e países ao longo do tempo. Ver artigo.

E quais as principais mudanças práticas na Google BERT?

  • Ranking de respostas;
  • Leituras designadas para humanos e não para robots.

Então o que devo fazer para me adaptar à Google BERT?

A criação de conteúdo é um factor importantíssimo no desenvolvimento de uma boa estratégia para o seu site/notícia ficar bem posicionado no Google. E isso já acontece desde sempre!

Em relação à nova Google BERT, se já se preocupava em produzir conteúdos voltados para o utilizador, seja para responder a dúvidas ou para dar novas soluções, então não terá muito com que se preocupar. Isto porque este novo algoritmo apenas se preocupa com as pessoas reais (os humanos) e não com robots , ou seja, o sistema vai entender quais são os conteúdos de real importância quando vai fazer pesquisa e não apenas por corresponder a todas as métricas obrigatórias do SEO.

Mesmo assim, o Google avisa que poderá ser importante os especialistas em marketing digital e SEO se prepararem para monitorizar os seus websites, mais pormenorizadamente as Landing Pages. Se não estiver atento a esta medida as suas taxas de conversão poderão baixar drasticamente.

Exemplos do algoritmo Google Bert:

Example of Google BERT algorithm
Example of Google BERT algorithm

Neste exemplo, a pesquisa foi "2019 brazil traveler to usa need a visa". Uma das grandes melhorias que vêm com a Google BERT está relacionada com o sentido das palavras. Por exemplo, pesquisas com preposições como "for" e "to".

Ao descobrir-se o significado real, o entendimento será totalmente diferente e é essa precisão que a Google BERT pretende identificar logo na sua caixa de pesquisa. Neste caso, queremos saber se um brasileiro que esteja a viajar para os EUA necessita ou não de um visto.

Numa primeira instância a Google sugeria que o utilizador recebesse dicas para quem ia dos EUA para o Brasil e não o contrário. A Google BERT filtra as nunances, ou seja, entende que o "to" tem um significado bem mais abrangente do que se estivesse o "for".

Na MD3 estamos atentos às novidades cibernéticas. Os motores de busca estão também em constante evolução e merecem atenção redobrada na criação de conteúdos e implementação de websites, para que tudo o que seja administrado por si, continue nos primeiros lugares das pesquisas. Temos os melhores profissionais para estas mudanças, contacte-nos diretamente no chat ou por aqui.