A Google BERT é uma das grandes novidades do motor de busca para 2020. Este ano já se deverá sentir […]
Bidirectional Encoder Representations from Transformers ou, simplesmente, BERT é uma das novas ferramentas da Google. A multiempresa anunciou esta novidade no final do último ano e a base do seu funcionamento está sobretudo no algoritmo de pesquisa.
A Google BERT vai ajudar a entender as pesquisas que fazemos diariamente nos motores de busca com recurso a um algoritmo mais idêntico ao pensamento humano.
O principal objetivo está, entre outros, em reduzir o tempo de pesquisa dos utilizadores, apresentando conteúdos mais relevantes e excluindo aqueles que podem ser considerados "fake news".
Numa primeira instância apenas a língua inglesa estará em teste no algoritmo Google BERT. Posteriormente, o objetivo será alargar este tipo de pesquisas BERT para outras línguas, incluindo o português. Segundo Padu Nayak (Google Fellow and Vice President, Search), responsável pelo algoritmo, aplicando modelos BERT aos snippets de classificação e em destaque na Pesquisa, será mais fácil e mais rápido encontrar informações úteis. De facto, quando se trata de classificar os resultados, o BERT ajudará a pesquisa a entender melhor 1 em cada 10 pesquisas, nos EUA, na língua inglesa, depois será aplicado a mais idiomas e países ao longo do tempo. Ver artigo.
A criação de conteúdo é um factor importantíssimo no desenvolvimento de uma boa estratégia para o seu site/notícia ficar bem posicionado no Google. E isso já acontece desde sempre!
Em relação à nova Google BERT, se já se preocupava em produzir conteúdos voltados para o utilizador, seja para responder a dúvidas ou para dar novas soluções, então não terá muito com que se preocupar. Isto porque este novo algoritmo apenas se preocupa com as pessoas reais (os humanos) e não com robots , ou seja, o sistema vai entender quais são os conteúdos de real importância quando vai fazer pesquisa e não apenas por corresponder a todas as métricas obrigatórias do SEO.
Mesmo assim, o Google avisa que poderá ser importante os especialistas em marketing digital e SEO se prepararem para monitorizar os seus websites, mais pormenorizadamente as Landing Pages. Se não estiver atento a esta medida as suas taxas de conversão poderão baixar drasticamente.
Neste exemplo, a pesquisa foi "2019 brazil traveler to usa need a visa". Uma das grandes melhorias que vêm com a Google BERT está relacionada com o sentido das palavras. Por exemplo, pesquisas com preposições como "for" e "to".
Ao descobrir-se o significado real, o entendimento será totalmente diferente e é essa precisão que a Google BERT pretende identificar logo na sua caixa de pesquisa. Neste caso, queremos saber se um brasileiro que esteja a viajar para os EUA necessita ou não de um visto.
Numa primeira instância a Google sugeria que o utilizador recebesse dicas para quem ia dos EUA para o Brasil e não o contrário. A Google BERT filtra as nunances, ou seja, entende que o "to" tem um significado bem mais abrangente do que se estivesse o "for".
Na MD3 estamos atentos às novidades cibernéticas. Os motores de busca estão também em constante evolução e merecem atenção redobrada na criação de conteúdos e implementação de websites, para que tudo o que seja administrado por si, continue nos primeiros lugares das pesquisas. Temos os melhores profissionais para estas mudanças, contacte-nos diretamente no chat ou por aqui.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 6 meses | Definido pelo google api recaptcha. Usado para validar o envio do formulário. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
CookieLawInfoConsent | 6 meses | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar as opções de categorias de cookies consentidas. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
pll_language | 6 meses | O cookie é definido pelo plugin Polylang e é usado para armazenar o idioma selecionado. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 anos | Este cookie é definido pelo Google Analytics. O cookie é usado para calcular o visitante, sessão, dados da campanha e rastrear o uso do site para o relatório de análise do site. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos. |
_ga_122676620_1 | 2 anos | Definido pelo Google para distinguir usuários. Conexões apenas no mesmo site. |
_gac_gb_UA-122676620-1 | 90 dias | Este cookie é definido pelo Google Analytics. Conexões no mesmo site apenas. |
_gid | 24 horas | Este cookie é definido pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações sobre como os visitantes usam um site e ajuda a criar um relatório de análise sobre o desempenho do site. Os dados recolhidos, incluindo o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anónima. |