Landing Page: O que é, como funciona e qual a sua importância?

As Landing Pages são cada vez mais a escolha principal de comunicação das empresas start up, ao invés de um […]

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Publicado
in 11.04.2019

As Landing Pages são cada vez mais a escolha principal de comunicação das empresas start up, ao invés de um site tradicional. Mas afinal, o que é uma Landing Page, e qual a sua importância num negócio?

O termo Landing Page pode ser traduzido como página de destino, remetendo para a definição de uma página onde o utilizador acede para entrar num determinado website. Por exemplo, se um determinado utilizador procurar no motor de busca Google um determinado assunto e aceder ao seu blog, esse post será a sua landing page.

Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar Landing Page às páginas criadas com o objetivo único de conversão do cliente/consumidor. Geralmente, as Landing Pages contêm menos elementos do que um site tradicional. Essa “minimalização” é intencional, já que o propósito é que o utilizador se torne cliente (conversão).

As Landing Pages são importantes na medida em que rapidamente aparecem no motor de busca Google e captam a atenção do utilizador, não enchendo de conteúdo uma página que irá “afugentar” o mesmo. Conteúdo direto, simples e conciso, para gerar a conversão.

O nosso Front-end Developer, Ricardo Ferreira, elencou seis “pilares-base” na construção de uma landing page bem sucedida:

1. Design limpo e atrativo, que capte a atenção

Tal como enunciado anteriormente, quanto mais “clean”, direto e simples for o design, mais atrativa será a experiência do utilizador. Isto gera mais facilmente conversão e fidelização, ou até mesmo uma simples revisita ao site.

2. Conteúdo claro, que transmita valor do produto ou serviço da landing page

A importância do design é irrevogável, mas também a própria informação de um produto, serviço ou empresa acaba por ser uma das formas mais relevantes para convencer alguém a converter. O utilizador quer saber a informação que pretende no menor tempo possível, da forma mais simples e direta possível.

3. Criar botões de acção e formulários pouco extensos

Os botões de ação e simplificação de formulários aumentam de forma positiva a experiência do utilizador, pela simplicidade da informação e da redução de número de toques, interações, até chegar ao destino pretendido.

4. Testemunhos (se existirem) são importantes

Os testemunhos são uma peça fundamental no seu negócio, serviço ou produto, já que o utilizador procura frequentemente opiniões de outros consumidores, para avaliarem uma futura compra ou adesão. Essa humanização do produto, marca ou serviço é importante para gerar conversão. Esta é uma das razões que fazem o TripAdvisor, Booking ou Zomato alguns dos sites mais visitados no mundo digital.

5. Autoplay Video

O Autoplay Video, tal como indica o nome, é a inserção de um vídeo na landing page que inicia automaticamente, após o scroll para a sua localização. Está comprovado que a introdução do Autoplay Video nas landing pages aumenta significativamente a percentagem de conversão, já que é uma ferramenta mais visual e completa em relação à imagem. Assim vai conseguir passar uma determinada mensagem ao utilizador!

6. Contactos

É importante que os contactos da empresa, marca ou serviço estejam bem claros, completos e evidentes. O utilizador deve sentir sempre que tem o suporte à distância de um clique. Essa proximidade com o utilizador é essencial para o captar e por fim obter a conversão. Tente, ao juntar os contactos, associar um formulário de contacto simples.

As Landing Pages são um instrumento de extrema importância para gerar dinheiro ao seu negócio.

Use a informação neste artigo para criar as suas landing pages. Em dúvida, peça ajuda a um profissional. Na MD3, criamos as melhores landing pages para os nossos clientes (veja aqui alguns exemplos). Contacte-nos e teremos todo o prazer de ajudar o seu negócio, produto, serviço ou marca a conseguir os melhores resultados. Future Begins With Solutions.