Neste artigo vamos descobrir o que é Inbound Marketing. Faça a estratégia certa para fazer crescer a sua empresa. O […]
O Inbound Marketing é a forma da moda para atrair potenciais clientes, utilizando várias estratégias de marketing digital. O Inbound Marketing está concentrado em atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas, como acontece, de resto, no marketing tradicional. As formas de estratégia são completamente opostas mas o fim é exatamente o mesmo - o de converter.
As oportunidades digitais vieram dar valor aos conteúdos e no Inbound Marketing procura-se a partilha deste conhecimento e consequentemente, um envolvimento com um futuro cliente. O objetivo é garantir clientes de qualidade sem ser demasiado invasivo com eles.
O Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração, isto porque é exatamente isso que se pretende com este tipo de estratégia. Dentro desta estratégia há três modelos obrigatórios a serem trabalhados: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.
A MD3 elaborou um caminho para levar a sua estratégia de Inbound Marketing avante:
O seu objetivo está em atrair potenciais clientes ao seu website. Como podem eles lá chegar? Criando conteúdos para o seu blog com artigos que vão de encontro com o seu negócio. Se o conteúdo entrar em dúvidas ou produtos em questão que esse potencial procure, será mais uma porta aberta para ele entrar no seu website. E assim mais tráfego irá ter no seu website. Quando não publica conteúdos novos, não está a gerar tráfego para novos termos de pesquisa e não atrai o seu público a consumir novos conteúdos.
Depois do primeiro objetivo de atrair mais visitantes ao seu website, agora é hora de converter esses utilizadores em leads, ou seja, ganhar interesse do público. Tudo depende do seu negócio mas muitas vezes é interessante captar os dados gerais do potencial cliente, tal como nome, e-mail, função, entre outros.
Pode criar landing pages para uma experiência mais rápida ou “oferecer” algo ao cliente - um código para um futuro desconto ou até um eBook. Tudo vai depender da criatividade e da visão que quer transparecer da sua empresa.
Apesar dos leads conseguidos, muitas das vezes estes possíveis clientes ainda não estão sensibilizados e preparados para comprar o produto ou aceder ao serviço. Por isso, é necessário leva-los ao processo de compra, também conhecido por Buyer’s Journey. O objetivo é levar este possível cliente, já agarrado e conhecedor da plataforma, dar-lhe mais experiências digitais personalizadas para obter leads mais qualificados, ou seja, pode enviar campanhas de e-mail marketing com a divulgação e/ou promoções dos seus produtos.
Todo este processo serviu para conhecer melhor quais as necessidades e interesses do comprador. Agora já tem dados suficientemente relevantes para saber que produto pode direcionar a cada cliente. O futuro cliente estará só a um pequeno passo de comprar o produto.
Depois da compra efectuada, há um novo caminho a fazer-se: manter o cliente satisfeito e acompanha-lo ao logo do tempo com novos modelos para, consequentemente, realizar novas compras. Pode consegui-lo através de posts de redes sociais, campanhas up ou outras experiências digitais únicas.
Depois de conversões de diferentes clientes, é fundamental mensurar os resultados e tirar algumas conclusões. Medir resultados fará com que a sua estratégia de inbound marketing de conteúdo está ou não a surtir efeito e resultados.
Através de um web analytics pode saber como está a funcionar os conteúdos do blog, do site ou da landing page. Caso tenha resultados menos eficientes em algum destes parâmetros, poderá desenvolver novas ideias para captação de tráfego, lead ou conversão de vendas.
O bom conteúdo será sempre a melhor forma de tornar o seu negócio diferenciador no mundo digital. Na MD3 trabalhamos em prol das empresas, na busca das melhores estratégias de inbound marketing. Confie-nos essa responsabilidade. Contacte-nos.
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