Os desafios das Smart Cities em Portugal

A União Europeia define Smart Cities como a interação entre pessoas e sistemas tecnológicos, que usam energia, materiais, serviços e recursos […]

Texto de
Array
Publicado
in 17.11.2020

A União Europeia define Smart Cities como a interação entre pessoas e sistemas tecnológicos, que usam energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável.

Cada vez mais os municípios investem em tecnologia para melhorar a gestão autárquica e proporcionar aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos espaços.

O sucesso da implementação de projetos Smart City é limitado pela infraestrutura de TI à disposição pelos municípios. Os serviços cloud são uma opção mais eficiente do que o uso de um data center nativo, uma vez que este sistema tecnológico gera um volume enorme de dados.

São os dados que permitem suportar a tomada de decisões, a extração de insights valiosos que permitam otimizar o planeamento urbano e a criação de sistemas inteligentes e dinâmicos para maximizar a eficiência dos serviços municipais.” (...) As smart cities geram volumes enormes de dados oriundos de sensores e outros dispositivos. Integrar, armazenar e analisar esses dados em tempo real requer uma grande capacidade de computação, o que não é possível fazer sem recursos a serviços de cloud computing que assistam no processo. É também necessário que os recursos computacionais sejam escaláveis, não só ao longo do tempo, para permitir a integração de novas workloads no futuro, como também em curtos períodos de tempo (...)”.

Pilar Torres, Diretora do Setor Público da AWS Ibéria, in Smart Living, Revista IT Insight, 10/11/2020, Autora Margarida Bento

A resposta inovadora da MD3 em parceria com a Qumulo

No que respeita a armazenamento e gestão de dados não estruturados em cloud híbrida escalável, a MD3 alia-se à Qumulo de forma a colocar o know-how, inovação, excelência e processo sustentável de digitalização das organizações públicas e privadas mais exigentes em Portugal.

A solução Qumulo na construção de Smart Cities

  • A plataforma Qumulo é a única que permite a visibilidade de toda a informação em tempo real, permitindo os “valiosos insights” para criar as smart cities. 
  • Numa engrenagem de escala municipal, a segurança dos dados é um ponto altamente sensível. A Qumulo possui um serviço de encriptação automática de elevada eficácia, poupa recursos físicos e financeiros, não compromete o bom desempenho e, tudo isto, integrado na subscrição standard do serviço.
  • A versatilidade da Qumulo permite a gestão de grande volume de ficheiros pequenos e outros de grandes dimensões que exigem uma poderosíssima capacidade de performance em que a eliminação de delays e bottlenecks é garantida! O interface comum da cloud e do data center facilita radicalmente o processo de visualização e gestão, movimento e análise dos dados de ficheiros. O IT Manager tem a possibilidade de automatizar workloads e a tecnologia de machine learning também é uma inovação na Qumulo. 
  • Qualquer implementação inicial é rápida e simples, sem que a entidade cliente necessite de fazer upgrades aos seus equipamentos e sem correr o risco de incompatibilidade entre as aplicações que usa com o sistema da Qumulo.
  • A linha exclusiva para clientes, disponível 24/7, dá um conforto enorme aos IT managers, uma vez que sabem que não trabalhamos para contabilizar tickets fechados e sim para o deleite do cliente, com o qual trabalhamos em conjunto e estamos lá, sempre que seja necessário, disponibilizando equipas de engenharia que conhecem todo o produto desenvolvido pela Qumulo, bem como o seu impacto real em cada empresa.
  • A escalabilidade da solução de cloud híbrida da Qumulo dá total liberdade de crescimento à medida. Para além disso, todo o espaço utilizável de armazenamento é de facto usado a 100%, como não se verifica nas arquitecturas existentes no mercado, de construção baseada em modelos obsoletos e anteriores à própria existência da cloud.

Esta solução está a revolucionar o mercado de data storage em cloud híbrida escalável, em Portugal e a impulsionar os grandes líderes mundiais de sectores como: Media e Entretenimento, Banca, Educação, Investigação Científica, Medicina, Entidades Públicas e Governamentais, Projectos de Engenharia e outros, cujo sucesso tem de ter uma infra-estrutura de grande fiabilidade e performance na sua base.

Para mais informações, contacte-nos através do email: paula.felix@md3.pt.

Este artigo foi escrito pela Paula Félix, assistente de vendas na @md3.

A Paula foi formadora de Microsoft Office durante 10 anos e Representante Comercial em várias multinacionais, em sectores como IT e RH. É apaixonada por pessoas, por comunicar e desbravar terreno em busca de parcerias de sucesso, onde ambas as partes ganham.