Será que devo criar uma app para o meu negócio?

As PME questionam-se diariamente sobre a necessidade de criar uma app para o negócio. Nós damos a resposta. Antes de […]

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Publicado
in 03.05.2019

As PME questionam-se diariamente sobre a necessidade de criar uma app para o negócio. Nós damos a resposta.

Antes de perceber se o seu negócio tem necessidade de criar uma app para o seu negócio, primeiro vamos explicar o que é uma aplicação e qual a importância desta tendência no mercado digital.
As PME questionam-se diariamente sobre a necessidade de criar uma app para o negócio. Nós damos a resposta.

Com a crescente tendência do uso de smartphones, os aplicativos móveis tornaram-se autênticas preciosidades nas estratégias de marketing digital para a gestão de vendas.

Para que serve um aplicativo móvel?  

Os smartphones aumentaram significativamente a utilidade do telemóvel para a nossa vida diária. A internet está a aumentar a sua usabilidade através do telemóvel - neste momento é até bem superior à utilização da internet no desktop (PC). O mobile deixou de ser secundário nos últimos anos e passou a ser mais relevante na estratégia de crescimento dos negócios das PME - Pequenas e Médias Empresas.

Segundo um estudo realizado pela Google, 88% dos consumidores que procuram por um negócio local ou um produto específico através do telemóvel, ligam ou deslocam-se até ao estabelecimento nas 24 horas seguintes.

Outro estudo indica que, em média, um utilizador verifica o seu telemóvel 150 vezes por dia e quando está a utilizar esse mesmo telemóvel, 90% do tempo é dedicado às apps. Esta tendência tem crescido ao longo dos anos, tornando as apps essenciais no dia-a-dia das pessoas. Até há bem pouco tempo as aplicações móveis só estavam ao alcance das grandes empresas com grande poder económico, tendência que também se tem alterado ao longo do tempo. Hoje em dia, os custos de uma app já não são proibitivos e, caso tenha um negócio no qual pode lucrar a partir de smartphones, então as apps são a opção mais correta.

Hoje em dia quase todas as pessoas têm um telemóvel. No final de 2018, em Portugal, três em cada quatro utilizadores de telemóvel têm smartphone. E este tipo de telemóveis inteligentes tem aumentado a sua taxa de usabilidade, em especial incidência na faixa etária dos 10 e os 24 anos (99%).

Segundo um estudo realizado pela Google, 88% dos consumidores que procuram por um negócio local ou um produto específico através do telemóvel, ligam ou deslocam-se até ao estabelecimento nas 24 horas seguintes

Basta-lhe pensar numa estratégia fiável para que esses futuros clientes descarreguem a aplicação e comecem a comprar/reservar a partir de lá. Assim estará a gerar tráfego (e lucros) ao seu negócio!

A app da APM foi uma das muitas já desenvolvidas pela equipa da MD3 e MD3 STUDIO
A app da APM foi uma das muitas já desenvolvidas pela equipa da MD3 e MD3 STUDIO

Porque devo criar uma app para o meu negócio?

1. Entregar valor aos clientes/consumidores

Os nichos de mercado estão cada vez mais disputados. Por isso, deve entregar valor aos seus atuais ou futuros clientes.

Ganhar credibilidade, gerar engagement e obter a satisfação do cliente são três pilares essenciais para que a sua pequena empresa obtenha óptimos resultados no mercado. Se, com isto, criar um aplicativo, estará a divulgar uma experiência diferente e personalizada ao seu cliente, sem ter de investir muito nisso. Assim estará a diferenciar-se de outras empresas concorrentes.

2. Aumentar o alcance

Caso consiga comunicar de forma correta a sua nova aplicação, então poderá alcançar milhares e milhares de pessoas, que podem ser de qualquer lugar do mundo e que podem aceder à aplicação a qualquer altura do dia. Ou seja, as implicações geográficas não existem, criando assim um meio mais difundido e uma motivação extra para os utilizadores que consomem o seu negócio a usar a app regularmente.

Depois desse primeiro trabalho, estará sempre online para os seus consumidores. Agora “só” tem de trabalhar para obter mais resultados.

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3. Fidelizar os clientes

Um dos grandes objetivos das empresas prende-se com o facto da importância de tornar o cliente fiel à marca. Além de um objetivo, é também um desafio que os CEO e técnicos de marketing têm de ter em atenção quando querem fidelizar os clientes.

Por exemplo, a criação de uma aplicação mobile é um canal moderno, prático e simples que pode deixar o cliente mais cativado pela marca/empresa. Conquistar a confiança e credibilidade do cliente pode passar pela ideia de uma app com preços reduzidos comparado com preços de outros canais online ou uma divulgação melhor desenvolvida de produtos obrigatórios. É tudo uma questão de estratégia.

4. Divulgar lançamentos e promoções

Hoje em dia o saber em primeira mão é essencial. Os utilizadores procuram saber no imediato sobre determinado produto, procuram, pesquisam e comparam preços. Se os queremos agarrar, temos de lhes oferecer a novidade e, se possível, em exclusivo. O utilizador e a marca vão sair beneficiados com esta estratégia.

Vales de descontos, uma notificação com um produto que acabou de entrar. Há milhares de opções de estratégias de comunicação. Basta concentrar-se e perceber qual a mais benéfica para a sua empresa, porque é certo que os clientes vão interessar-se mais pelo seu negócio e dar-lhe mais engagement.

5. Criar mais um canal de comunicação (e vendas) direta

Um website, redes sociais, newsletter são algumas das opções mais utilizadas para rentabilizar e fazer crescer um negócio. O que têm todos estes canais em comum? Ambos são também cada vez mais utilizados no telemóvel, o que dá ainda mais força à questão inicial “Porque devo criar uma app para o meu negócio?”. A crescente utilização da tecnologia em conjunto com o aumento exponencial do uso de smartphones abre portas à oportunidade da criação de uma app.

Ter uma aplicação móvel pode gerar grandes resultados para o seu negócio. O seu público já lá está, só tem de arranjar uma forma de eles a descobrirem.

6. Ter um canal de sugestões

Se confia no seu serviço, conhece o potencial da sua empresa ou simplesmente quer arranjar forma de melhorá-lo, então ter um espaço de sugestões na sua app poderá resolver esse entrave.

Ter feedback sobre a experiência do utilizador é super importante, na medida em que pode corrigir problemas dos quais ainda não se tinha apercebido, bem como facilitar nos campos de pesquisa face a utilizadores que acharam um método de compra demasiado complexo. Seja sincero a explicar o ocorrido, mesmo que algo durante a compra não tenha corrido bem. O objetivo é que os clientes sintam veracidade e que ao mesmo tempo consigam resolver os próprios problemas. A sua marca só tem a ganhar!